Área de Atuação

Grupo Feneis: um olhar setorial para atender à necessidade de cada atuação.
No Brasil existem milhares de associações de surdos. Cada uma com porte, características e necessidades próprias.

Entender as especificidades e necessidades de cada área de trabalho é extremamente importante. Por isso, o Grupo Feneis atua junto aos diversos setores e associações a fim de ouvir suas demandas e favorecer encontros de representantes para abordar assuntos pontuais de um determinado campo de atuação, bem como temas estratégicos transversais a toda a comunidade surda.

Acessibilidade
Comunicacional

O Grupo Feneis atua como mediador linguístico, ou seja, por meio de intérpretes surdos ou ouvintes, ele intervém em situações em que o indivíduo possua alguma disfunção linguística que o impeça de comunicar eficazmente com o seu entorno. O grupo de apoio linguístico intervém na comunicação entre surdo e família ouvinte, facilitando a interação entre as partes.

Assistência
social

A assistência social do Grupo Feneis auxilia na construção de políticas que promovam a educação, o trabalho, enfim, defendam a comunidade surda em seus direitos à cidadania e humanidade. Portanto, essa atuação social permite compreender os problemas e as relações sociais, o contexto político e socioeconômico na busca de qualidade para os serviços prestados à comunidade surda, amparando as noções de cultura, língua e identidade.

Assistências
Jurídicas

O Grupo Feneis, representado por voluntários e efetivos credenciados, dedica parte de seu tempo para atuar na defesa dos interesses coletivos da comunidade surda, visando a intervenção em questões em que os direitos dos surdos sejam violados e requeiram a pronta reação da sociedade por meio de ações autônomas que busquem a correção dessas injustiças.

Políticas Educacionais
e Linguísticas

O Grupo Feneis, em sua atuação em políticas educacionais, promove a valorização da Língua Brasileira de Sinais enquanto língua de instrução no ensino da pessoa surda, pois defende que esta é a língua de conforto para a sua condição psicofisiológica. Ele incentiva as práticas educativas bilíngues, no intuito de assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo do surdo. Além disso, defende e luta pela imersão precoce da criança surda na língua de sinais, seja ela implantada ou não, pois a aquisição tardia de uma língua pode trazer prejuízos ao seu desenvolvimento cognitivo.

Relações
do Trabalho

O Grupo Feneis age em prol da inserção profissional da pessoa surda e com deficiência auditiva no mercado de trabalho. Desempenhando o papel de mediador em relações de trabalho, ele liga este público aos órgãos e instituições públicas e privadas com quem tem convênios, desta forma trabalha a favor da progressão e experiência dos diversos profissionais que fazem parte da comunidade surda.

Representação
em Eventos

O Grupo Feneis auxilia na execução de atividades de apoio operacional e técnico, tais como os que são desempenhados na preparação, na organização e na instalação de eventos, reuniões, mobilizações públicas, entre outros. Além disso, a presença de seus representantes valoriza e dá credibilidade a seus eventos comunitários e associativos.

Representatividade

O Grupo Feneis trabalha para o fortalecimento de suas afiliadas. Sua participação efetiva nas esferas deliberativas do poder público conta com o trabalho voluntário e a dedicação de centenas de representantes. São militantes surdos, integrantes de associações de surdos, técnicos qualificados envolvidos ativamente no processo de discussão e elaboração das políticas públicas governamentais, que apresentam informações confiáveis atuando de forma transparente e ética em defesa dos interesses da comunidade surda brasileira.

Responsabilidade
Social e Cidadania

Todos os serviços que prestamos à comunidade surda se caracterizam como um compromisso e uma responsabilidade social. Com isso, mantém-se fiel à sua missão, cujo objetivo principal é provocar transformações verdadeiras da sociedade. O Grupo Feneis, por meio da oferta de serviços, possibilita a construção de um mundo mais justo e sustentável para a comunidade surda e toda a sociedade. Ele ainda promove a inclusão do surdo em sociedade, dando-lhe oportunidades de atuar plenamente como cidadão.