Programas e Ações

Nesta seção são divulgadas as informações pertinentes aos programas,
ações, projetos e atividades implementados pelo Grupo Feneis.
Descubra todos os programas que o Grupo Feneis pode oferecer a você.

Acessibilidade-01

Feneis Acessibilidade

Lançado em outubro de 2009, a Feneis Acessibilidade (Programa Nacional de Acessibilidade) visa promover a eliminação das barreiras comunicacionais, despertar o convívio com a diferença, facilitar o convívio com a diversidade, além de adquirir e assegurar a tecnologia assistiva e a comunicação alternativa a fim de efetivar a política de inclusão das pessoas surdas.

Feneis Cultura

Lançado em outubro de 2017, a Feneis Cultura (Programa Nacional de Cultura) estimula a criação de espaços destinados às expressões artísticas dos surdos, tais como a literatura surda e a poesia. Esta ação tem como objetivo principal contribuir para a promoção das práticas de atividades culturais.

Cultura-01
Direitos Humanos-01

Feneis Direitos Humanos Surdos

Lançado em março de 2015, a Feneis Direitos Humanos Surdos (Programa Nacional de Direitos Humanos Surdos) promove o combate às discriminações e ao preconceito por orientação sexual, crença religiosa, etnia, sexo, idade, origem ou classe social. Visa também o esclarecimento acerca dos direitos e garantias e assegura o pleno gozo da diversidade humana, conforme preconizam a Constituição Federal e a Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas – ONU.

Feneis Jovens Surdos

Lançado em agosto de 2012 a Feneis Jovens Surdos (Programa Nacional de Jovens Surdos) promove ações voltadas aos surdos com idade entre 18 e 29 anos, visando a constante interação, orientação, acompanhamento e diálogo e fornecendo um modelo de liderança aos jovens surdos. Visa também o fortalecimento das políticas públicas no âmbito das práticas educacionais e ações de inserção profissional e social.

Jovens Surdos-01

Feneis Negros Surdos

Lançado em novembro de 2008, a Feneis Negros Surdos (Programa Nacional de Negros Surdos) este programa é um instrumento para a promoção da igualdade e da proteção aos direitos dos indivíduos e grupos étnicos, com ênfase na população negra surda, alvo de discriminação racial e demais formas de intolerância. Por meio dos incentivos públicos visa promover o empoderamento dos surdos negros, visando o fortalecimento da luta por uma sociedade livre e igualitária.

Feneis Mulheres Surdas

Lançado em setembro de 2016, a Feneis Mulheres Surdas (Programa Nacional de Políticas para Mulheres Surdas) é uma iniciativa que reúne ações para promoção à equidade e à igualdade entre gêneros no ambiente de trabalho, da saúde, da educação, entre outros. Esta medida tem sua base filosófica nos estudos de gênero e na Lei Maria da Penha que visa combater a violência doméstica contra meninas e mulheres surdas e incentivar o registro de denúncias contra os atos de violência.

Mulheres Surdas-01
Surdocegos-01

Feneis Surdocegos

Lançado em maio de 2011, a Feneis Surdocegos (Programa Nacional de Surdos) busca incidir sobre os fatores que promovam a nova forma de comunicação como a Libras Tátil e a incentivar a inclusão de surdocegos, por meio do estímulo à comunicação e à interação com outras pessoas surdas e a sociedade.