Manifesto dos Surdos por democracia, por direitos democráticos, contra o golpismo

As Comunidades Surdas manifestam à sociedade brasileira seu repúdio contra os ataques à democracia, ao resultado eleitoral e às instituições públicas, sem as quais não há democracia. Quem ataca a democracia ataca os direitos democráticos de maiorias sociais e minorias culturais e comportamentais.

Nós, Surdos falantes da Língua Brasileira de Sinais, que somos uma minoria linguística numa sociedade majoritariamente lusófona, sabemos que nossos direitos só podem ser reconhecidos e respeitados numa democracia. Na democracia podemos nos manifestar, reivindicar, explicar, argumentar, obter direitos. Como diz a filósofa Marilena Chauí, a democracia é o regime político capaz de criar e efetivar direitos.

Por isso, as imagens de ontem – nós que somos pessoas para quem a visualidade e a tatibilidade são tão importantes – nos horrorizaram. Nos lembraram a violência da exclusão linguística, da proibição de sinalizar, da impossibilidade de estar juntos e aprender juntos.

Democracia para sempre! Direitos democráticos cada vez mais ampliados!