O que é FENEIS?

A Feneis – Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, fundada em 16 de maio de 1987, é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que tem por finalidade a defesa de políticas linguísticas, educação, cultura, emprego, saúde e assistência social, em favor da comunidade surda brasileira, bem como a defesa de seus direitos.
É filiada à Federação Mundial dos Surdos, conta com uma rede de seis Administrações Regionais, e, face à importância, suas atividades foram reconhecidas como de utilidade pública federal, estadual e municipal.
Uma de suas principais bandeiras é reconhecimento da cultura surda, através da propagação da Língua de Sinais, especialmente através de sua inserção no mercado de trabalho.
Da mesma forma, busca a colocação dos trabalhadores surdos em cargos de maior prestígio e destaque junto à sociedade, através da evidenciação das competências desses profissionais, com programas de integração do surdo ao mercado de trabalho, propiciando-os dignidade e o exercício pleno da sua cidadania.
Desenvolve ações de educação informal e permanente, com intuito de valorizar o ser humano e estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir, sem envolver-se em questões político-partidário.
Oferece, também, atividades de ação social, programas de saúde, de educação e cultural, além de programas especiais para crianças e terceira idade, dentre outros.
Ao longo dos anos, a Feneis inovou ao introduzir novos modelos de ação na comunidade surda brasileira, e sublinhou ao longo dos anos a educação como pressuposto para a transformação social. Contudo, isso não significa apenas oferecer uma grande diversidade de eventos, mas, efetivamente, contribuir para experiências mais duradouras e significativas.
São atendidos pela Feneis: surdos, pessoas com perda auditiva, professores de Libras, pesquisadores, familiares de surdos, instituições, organizações governamentais e não-governamentais, profissionais da área, dentre outros. Aliás, suas diferentes manifestações sempre se destinam a todos os públicos, em diversas faixas etárias e estratos sociais, sem distinção e sem discriminação.

Missão e Visão

Produzir e disseminar o conhecimento nos diversos campos do saber, contribuindo para a qualidade de vida os surdos, bem como assegurar a cidadania, de forma humanista, crítica e reflexiva, preparando profissionais competentes e atualizados para o mundo do trabalho e para a melhoria das condições de vida da sociedade.
Ser referência de instituição que promove a defesa de políticas em educação, cultura, saúde, assistência social, emprego, prestação de serviços para a comunidade surda; consolidando e ampliando a fomentação da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Valores

O Ser Surdo como nosso maior patrimônio.

A cidadania como compromisso social.

A Inclusão como respeito à diversidade.

A responsabilidade social como meta permanente.

O trabalho em equipe como prática constante.

A ética como postura.