A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) vem a público esclarecer sobre a recente circulação de notícias e vídeos que relacionam, de forma equivocada, o sinal de “I Love You” (Figura 1) ao símbolo de uma facção criminosa como o PCC.

Informamos que essa alegação é falsa e pode gerar mal-entendidos e prejuízos à comunidade surda.

Ressaltamos que o sinal é um patrimônio linguístico e cultural da comunidade surda no mundo. É a expressão do carinho e afeto, é o único sinal em língua de sinais reconhecido em qualquer parte do mundo, por pessoas surdas de todas as idades e de todas as classes sociais.

É lamentável e inaceitável que este sinal, símbolo tão respeitado na comunidade surda, seja usado em discursos criminosos com o objetivo de semear e disseminar o ódio.

O sinal existe há décadas, e a configuração da mão é composta das três iniciais da frase “I Love You”.

Figura 1: Sinal de “I Love You”Fonte: autoria própria

Figura 2: Configuração de mãos: “I”, “L” e “Y”
Fonte: autoria própria

O sinal de “I Love You”, como mostrado na figura acima (Figura 1), é amplamente utilizado no Brasil, faz parte da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de outras línguas de sinais ao redor do mundo. Faz parte da cultura surda. Seu uso atravessa fronteiras, promove a aproximação entre as pessoas, é a chegada calorosa e a saudosa despedida. É o símbolo mais sincero, honesto e genuíno usado por milhões de Surdos.

Diante desses fatos, a Feneis não se intimidará, estamos tomando todas as providências necessárias para proteger, difundir e perpetuar o uso do sinal “I Love You”. Encaminharemos ações de esclarecimento junto aos veículos de comunicação e ao público em geral.

Pedimos que os responsáveis pela disseminação dessas informações incorretas tenham cautela, pois divulgar conteúdos que associam o sinal a organizações criminosas é uma atitude muito irresponsável e pode causar desinformação para a população.

Contamos com o apoio de todos para que possamos continuar promovendo o respeito e a correta compreensão de toda a representação que existe ao sinal do “I Love You”.