Últimas notícias
XVII CIDEP: “Pesquisadores surdos brasileiros e suas cartografias epistemológicas” (PORTUGUÊS)
A mesa “Pesquisadores surdos brasileiros e suas cartografias epistemológicas: descolonizando o conhecimento na pesquisa” contará com a participação dos seguintes professores-pesquisadores surdos brasileiros: • Prof. Shirley Vilhalva (UFMS) que apresentará os...
Movimentos sociais denunciam retrocessos no PL 4614/2024 durante Cúpula Regional de Deficiência
Representantes de movimentos sociais e organizações de direitos das pessoas com deficiência, reunidos na Cúpula Regional da América Latina e Caribe sobre Deficiência, manifestaram sua indignação contra o Projeto de Lei 4614/2024, que ameaça o acesso ao...
PNE: Debate no Senado Destaca Necessidade de Rede Inclusiva e Escolas Especializadas
Brasília, 30 de setembro de 2024 – O Senado Federal promoveu um debate sobre a revisão do Plano Nacional de Educação (PNE), destacando a necessidade de criar uma rede educacional verdadeiramente inclusiva. Especialistas e gestores enfatizaram a importância de ampliar...
Uma conversa sobre o PL 6284/2019 e o impacto na Educação Bilíngue de Surdos
O projeto foi proposto em um momento em que o debate sobre assédio sexual em diversos espaços, incluindo o ambiente de trabalho, tem ganhado destaque no Brasil e no mundo. Além disso, ele se insere em um esforço mais amplo para garantir direitos e dignidade para...
Posicionamento da WFD sobre Inclusão Escolar
https://www.youtube.com/watch?v=ue9kRjgEqYA
Participe da Live: Uma conversa sobre o PL 6284/2019 e o impacto na Educação Bilíngue de Surdos
Junte-se a Mariana Campos para um momento de aprendizado sobre a Educação Bilíngue de Surdos. A live será uma oportunidade para entender os impactos do PL 6284/2019 e discutir as perspectivas para a comunidade surda. INSTAGRAM:...
Cúpula Regional da América Latina e do Caribe sobre Deficiência 2024 no Brasil
A cidade do Rio de Janeiro sediará, de 9 a 11 de dezembro de 2024, a Cúpula Regional sobre Deficiência da América Latina e do Caribe, organizada pela RIADIS e parceiros como a Aliança Internacional para a Deficiência. Este evento busca fortalecer políticas públicas...
Educação Inclusiva para Alunos Surdos: Um Novo Olhar para a Inclusão
A Federação Mundial dos Surdos (WFD) redefine o conceito de educação inclusiva para surdos, destacando que não basta inserir crianças surdas em...
Nota Técnica nº 02/2024
A Nota Técnica nº 02/2024 apresenta uma análise detalhada do Projeto de Lei nº 6.284/2019, que propõe importantes mudanças na legislação vigente. O documento aborda os impactos, desafios e benefícios associados à implementação do projeto, destacando pontos relevantes...
Dia Nacional da pessoa com surdocegueira 12 de novembro
No dia 12 de junho, celebramos o Dia Nacional do Surdocegueiro, uma data que nos convida a refletir sobre a realidade das pessoas que vivem com a condição de surdocegueira. Esta data é uma oportunidade para fortalecer o reconhecimento e a valorização das pessoas que...
Central de Interpretação de Libras do Rio Grande do Sul (CIL-RS)
A Central de Interpretação de Libras (CIL-RS) oferece atendimento especializado em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para pessoas surdas e com deficiência auditiva, garantindo a acessibilidade e a inclusão nos serviços públicos do Estado do Rio Grande do Sul. Nosso...
MEC Realiza Reunião da Comissão Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
O Ministério da Educação (MEC) promoveu, em 27 de fevereiro de 2024, o segundo dia da reunião ordinária da Comissão Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (CNEEPEI). Instituída em 2023, a comissão tem como objetivo o desenvolvimento...
Decreto nº 11.556/2023 – Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
O Decreto nº 11.556, publicado em 12 de junho de 2023, institui o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, um esforço colaborativo entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios com o objetivo de garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até...
V-Book: G20 Brasil com Acessibilidade – Disponível em LIBRAS
O V-Book sobre a Presidência Brasileira do G20 está agora disponível em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Em uma iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom),...
III COIREDSURDOS 2024
Doutora e especialista em Línguas Indígenas de Sinais Mediadora: Juliane Brizola - Palestrantes: Fernanda Machado - Hélio Alves Abertura e Mesa 1 https://youtu.be/4T8BdVQUT3Q Mediadora: Luciane Rangel - Palestrantes: Simone e Shirley Vilhalva Abertura e Mesa 2...
FENEIS Apresenta Novos Representantes de Surdos
A FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos) acaba de nomear cinco novos representantes que atuarão em prol dos direitos e da inclusão da comunidade surda no Brasil. Esses líderes terão um papel fundamental na promoção da educação bilíngue de...
Comissão Nacional de Educação Bilíngue de Surdos se reúne
Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), promove, entre 6 e 7 de novembro, em Brasília (DF), a 4ª Reunião da Comissão Nacional de Educação Bilíngue de Surdos...
Comissão Nacional de Educação Bilíngue de Surdos (CNEBS)
A Comissão Nacional de Educação Bilíngue de Surdos (CNEBS) tem um papel fundamental no apoio ao Ministério da Educação (MEC), atuando como um órgão consultivo e de assessoramento. A CNEBS é responsável por subsidiar o MEC na elaboração, acompanhamento e avaliação das...
Proposta no Senado Exige Avaliação Prática para Intérpretes de Libras, Visando Melhorar a Qualidade dos Serviços
O Projeto de Lei 3.878/2024, apresentado no Senado, propõe a criação de uma avaliação prática obrigatória para tradutores e intérpretes de Libras, além da formação acadêmica, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade surda. A medida...
Ofício sobre Direitos dos Surdos
Este documento reúne uma série de ofícios abordando temas essenciais para a promoção da acessibilidade e inclusão de pessoas surdas. Cada ofício trata de questões como a importância da formação de tradutores de Libras, a necessidade de garantir direitos em processos...
Convite à Filiação: Associações de Surdos e o Apoio da FENEIS
Olá, Associações de Surdos! Gostaria de ressaltar a importância da Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos) para toda a comunidade surda. Para as associações interessadas, é fundamental realizar a filiação à Feneis. Vamos fazer o cadastro e nos...
Votação do Projeto da Lei da avaliação de Banca
Altera a Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010, que regulamenta a profissão de tradutor, intérprete e guia-intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), para incluir a exigência de aprovação em banca de avaliação prática. É importante que vamos votar em SIM...
FENEIS participou da audiência pública da Comissão de Educação
Sexta audiência pública da Comissão de Educação (CE) sobre o novo Plano Nacional de Educação (PL 2.614/2024), com ênfase na educação inclusiva. Participam representantes da Federação Nacional das Apaes (FENAPAES), da Federação Nacional das Associações Pestalozzi...
FENEIS celebra o Dia do Surdo com orgulho
A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) parabeniza todos os(as) surdos(as) do Brasil pela luta e conquistas diárias neste Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro! Nosso papel é defender os direitos linguísticos, a cidadania e a...