A @wfdeaf, Federação Mundial de Pessoas Surdas, votou no último dia 9 de julho de 2023, durante o congresso mundial na Coréia do Sul, e um nova bandeira foi escolhida para representar a comunidade surda em nível mundial.
A bandeira escolhida foi desenhada pelo artista francês @arnaudbalard, que é surdo cego. O artista sabia que a comunidade precisava de um visual representativo e que simbolizasse a cultura das pessoas surdas; ele desenhou a bandeira dez anos atrás, depois de passar dois anos estudando outras bandeiras ao redor do mundo. O design da bandeira conta com a cor azul escuro, que representa “humanidade”, azul turquesa, representando a “língua de sinais’,’ e o amarelo, representando “luz e esperança”.
A adoção da bandeira como símbolo mundial é de extrema importância para a comunidade surda, já que vai promover visibilidade e reconhecimento, servindo de símbolo de identidade e pertencimento para as pessoas surdas em todo mundo. Essa conquista vem para ser uma representa- ção material com o objetivo de trazer mais visibilidade, pertencimento e conscientização, em busca de um futuro melhor, com mais
igualdade, menos barreiras às pessoas com surdez e uma acessibilidade mais efetiva. Dessa forma, esse é um símbolo poderoso de união e inspiração para a comunidade surda em todo o mundo.