Sobre a Feneis

É o Grupo Feneis trabalhando para a comunidade surda

A Feneis – Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que tem por finalidade a defesa de políticas linguísticas, educação, cultura, saúde e assistência social, em favor da comunidade surda brasileira, bem como a defesa de seus direitos.

Desenvolve ações de educação informal e permanente, com intuito de valorizar o ser humano e estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir.

Oferece, também, atividades de ação social, programas de saúde e de educação, programas especiais para crianças e terceira idade, dentre outros.

É filiada à Federação Mundial dos Surdos – WFD conta com uma rede de seis Administrações Regionais, e, face à importância, suas atividades foram reconhecidas como de utilidade pública federal, estadual e municipal.

Ao longo dos anos, o Grupo Feneis inovou ao introduzir novos modelos de ação na comunidade surda brasileira, e sublinhou, na década de 2010, a educação como pressuposto para a transformação social. Contudo, isso não significa apenas oferecer uma grande diversidade de eventos, mas, efetivamente, contribuir para experiências mais duradouras e significativas.

Como entidade filantrópica, de cunho civil e sem fins lucrativos, tem por objetivo a defesa e a luta dos direitos da comunidade surda brasileira.

Uma de suas principais bandeiras é o reconhecimento da cultura surda, através da propagação da Língua de Sinais, especialmente através de sua inserção no mercado de trabalho.

Da mesma forma, busca a colocação dos trabalhadores surdos em cargos de maior prestígio e destaque junto à sociedade, através da evidenciação das competências desses profissionais.

São atendidos pela Feneis: surdos, pessoas com perda auditiva, professores de Libras, pesquisadores, familiares de surdos, instituições, organizações governamentais e não-governamentais, profissionais da área, entre outras. Aliás, suas diferentes manifestações sempre se destinam a todos os públicos, em diversas faixas etárias e estratos sociais.

Negócio, Missão e Valores

A missão e os princípios orientadores que norteiam a ação do Sistema Feneis, nos seus diferentes campos de atuação, resultam de um amplo processo de participação que envolveu toda a Comunidade Surda e balizam os planos de ação da organização para os próximos anos, garantindo-lhe uma identidade própria e singular.

NOSSO FOCO

Comunidade Surda

Produzir e disseminar o conhecimento nos diversos campos do saber, contribuindo para a qualidade de vida dos surdos, bem como assegurar a cidadania mediante comunidade surda, de forma humanista, crítica e reflexiva, preparando profissionais competentes e atualizados para o mundo do trabalho e para a melhoria das condições de vida da sociedade.

Ser uma instituição de referência que promove a defesa de políticas em educação, cultura, saúde, assistência social, prestação de serviços para a comunidade surda, consolidando e ampliando a fomentação da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

  • O Ser Surdo como nosso maior patrimônio.
  • A Cidadania como compromisso social.
  • A Inclusão como respeito à diversidade.
  • A Responsabilidade Social como meta permanente.
  • O Trabalho em equipe como prática constante.
  • A Ética como postura.

Aprender é mudar

Dentro da proposta deste lema, o Grupo Feneis inaugura mais uma etapa da sua trajetória em busca da excelência, com ímpeto e profissionalismo para empreender e realizar, mas com a humildade para aprender, mesmo em ocasiões adversas. Deste modo, a instituição adequa às suas ações e estratégias, visando ao sucesso na jornada de cada pessoa, em cada nível de interação dessa grande rede da Comunidade Surda que está em constante conexão e movimento.

Mudar para uma organização sem fins lucrativos, a partir do aprendizado, é um processo que demonstra o amadurecimento e autoconhecimento naquilo que a consagra como referência em defesa de Comunidade Surda no mercado de bens, serviços, política educacional, saúde e cultura e a impulsiona a continuar seu aprimoramento rumo ao patamar de organização excelente.

Com esse intuito, o Grupo Feneis, desde 2016 se mostra ser incansável e vigilante na construção do saber e do agir sustentáveis, com estratégias que viabilizem o crescimento mútuo, com o foco de Comunidade Surda do país e sociedade em geral.

Amparado pelo seu objetivo maior, o do cumprimento de sua missão, se lança continuamente na aventura do aprendizado e da mudança, aprimorando o hoje e construindo um amanhã próspero para si a para a sociedade.

Sistema de Trabalho

A estrutura organizacional da Feneis está definida a partir do foco da Comunidade Surda e da sociedade. O Sistema Feneis, especialmente através de suas administrações regionais, mantém relacionamento direto com a Comunidade Surda do país, buscando sempre e de diversas formas o contato com as partes interessadas, retroalimentando seu banco de dados.

O Sistema Feneis possui como base de sua estrutura funcional a gestão biológica, derivada do funcionamento dos sistemas vivos, que pressupõe que a estrutura ideal para o exercício da liderança é menos hierárquica e mais compartilhada, funcionado em rede, o que possibilita que as parte se auto organizem para a consecução dos objetivos de suas ações.

Essa estrutura permite o fluxo da comunicação, minimizando barreiras, com uma abordagem por processos que percorram toda a empresa, privilegiando o foco da Comunidade Surda e do mercado do trabalho (Feneis abre as portas para convênios que visem ofertas de trabalho para surdos) e a melhoria contínua do sistema de gestão.

Por tudo isso que, a partir de 2016, a Feneis, que acredita na eficiência dessa estrutura, adotou o nome Sistema Feneis.