A mesa “Pesquisadores surdos brasileiros e suas cartografias epistemológicas: descolonizando o conhecimento na pesquisa” contará com a participação dos seguintes professores-pesquisadores surdos brasileiros: • Prof. Shirley Vilhalva (UFMS) que apresentará os resultados de sua pesquisa sobre o entrelaçamento da cultura e das línguas de sinais em territórios indígenas do Mato Grosso do Sul; • Prof. Antônio Campos (FENEIS) que abordará a trajetória dos movimentos sociais de surdos e a formação de novas lideranças na inter-relação entre instituições como a FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos) e outras instituições internacionais; • Prof. Mariana Campos (UFSCar) que discutirá de forma crítica e provocativa o modelo educacional voltado para estudantes surdos brasileiros, que adotam diferentes perspectivas educacionais cujos resultados não respondem às demandas desses estudantes; • Prof. Priscilla Leonnor (UFRB) que apresentará os resultados de sua pesquisa sobre as questões que interligam as relações étnico-raciais vivenciadas por pessoas negras surdas no nível médio nas escolas brasileiras; • Prof. Helenne Sanderson (UERGS), que, partindo da pedagogia cultural, reflete sobre a carência do ensino de música para alunos surdos e a exclusão desta disciplina na formação de professores; • Prof. Hélio Alves (ASMG) que acrescentará ao debate sua análise das estratégias do movimento de resistência dos artistas surdos brasileiros contra o colonialismo ouvinista.